Congregação Israelita Beit Itabuna - BA: - Parashat Shemini - Oitavo - פרשת שמיני

- Parashat Shemini - Oitavo - פרשת שמיני

פרשת שמיני

 
 


פרשת שמיני

Levítico 9
1 E ACONTECEU, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel,
2 E disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o SENHOR.
3 Depois falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
4 Também um boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o SENHOR, e oferta de alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o SENHOR vos aparecerá.
5 Então trouxeram o que ordenara Moisés, diante da tenda da congregação, e chegou-se toda a congregação e se pôs perante o SENHOR.
6 E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.
( Nestes versos podemos fazer uma ligação ao Olam Raba , o qual se cumprirmos as mitsvot conforme ordenado " a glória do SENHOR vos aparecerá. ", aquele cujo o coração estiver voltado para servir ao Eterno nosso D-us, e suas mitsvot, terá direito de sua herança no mundo vindouro.
Também podemos fazer mensão ao sacrifico , "devemos nos sacrificar " , ou seja , devemos nos esforçar para cumprirmos os mandamentos do Eterno para que sua glória se faça presente, devemos fazer conforme nos diz o Shema Yisrael " E amarás o Eterno , teu Deus , de toda a sua alma de todo o teu poder." com esses atos a lei divina entrara em nossos corações cada vez mais , assim nos fortalecendo cada dia mais, nos caminhos do Eterno , como está escrito no tratado de Pirke Avot " Ben azai dizia: sê rápido no cumprimento de um preceito mesmo pouco importante , e evita o pecado . Pois uma obra boa tem sempre como consequência outra obra boa. Um pecado tem sempre como consequência outro pecado. A recompensa de uma boa obra está na própria boa obra realizada . A consequência dum pecado é sempre outro pecado".)

Levítico 10
7 Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés.
(nós não temos o direito de abandonar a lei divina como está escrito no pirke avot (.... se abandonares a lei divina encontrarás muitos tropeços no teu caminho ..." "Raban Iohanan Ben Zakai foi discípulo de Hilel e Shamai e dizia , se aprendeste muito da lei Divina não julgues esse fato como mérito teu, pois para tal foste criado." não fazemos nada mais do que nossa obrigação seguindo as mitsvot do Eterno Deus de Yisrael , pois para tal fomos criados, não temos o direito de nos abstermos dela. Yeshua hamashiach nos disse: Lucas 17:10 " Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. " Por isso torno a dizer , façamos conforme está escrito no shema Yisrael .)

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Shalom Amigos! Receba Novidades Por email!

DIGITE SEU EMAIL

Após a inscrição confirmar na sua caixa o e-mail recebido !

 
© 2009 BEIT ITABUNA