Congregação Israelita Beit Itabuna - BA: Sefirat haômer - A Contagem do Ômer

Sefirat haômer - A Contagem do Ômer


 Foto Ilustrativa - http://www.morasha.com.br


A Torá não menciona uma data exata para  festa de Shavout, de maneira que o faz para as outras Festas. Sua data é vinculada ao "Sefirat haômer" (a contagem  de dias, entre Pessach e Shavout). Começamos a "Contagem do Ômer" a partir do segundo dia de Pessach - dia 16 de Nissan - contando 49 dias, que são sete semanas, e no qüinquagésimo dia festejamos Shavout. Temos o costume de fazer uma "Berachá" (bênção) especial, todas as noites, durante a Reza de Arvit (da noite), sobre a Contagem. Porque  contamos esses dias?
A "Contagem do Ômer" tem duplo significado; agrícola e espiritual. As Três Festas de Peregrinação são caracterizadas pela Torá também pelas estações vigentes na Terra Santa. A estação de safra começa na  época de Pessach, quando a primeira cevada é cortada, da qual se leva um Ômer" ( nome de uma medida de volume de mais ou menos 4 litros) ao principais do programa da noite, que se desenvolve em torno de dois preceitos principais: o relato do êxodo do êxodo do Egito e o comer da Matsá. Os muitos costumes que enriquecem o ritual, tem por finalidade criar uma conscientização entre os participantes como se estivessem passando pela experiência da libertação. E o povo judeu continua rezando três vezes por dia " que os nossos olhos vejam Teu retorno a Tsion". Somente um povo que educa seus filhos desta maneira conseguirá manter esta esperança até a concretização de seus sonhos. 
Todos os costumes, mesmo os menos pertinentes, têm por finalidade despertar o interesse e provocar os “por que".

Sidur Sefer "Pág 476) 


Antes da contagem do ômer recita-se a benção: “BARUCH ATÁ ADONAI ELOEINU MÉLECH HAOLÁM, ASHÉR KIDISHANU BEMITZVOTÁV, VETZIVANU AL SEFIRAT HAÔMER.”/ BENDITO ÉS TÚ Ó SENHOR NOSSO D’S, REI DO UNIVERSO, QUE NOS SANTIFICOU COM SEUS MANDAMENTOS E NOS ORDENOU QUANTO À CONTAGEM DO ÔMER.”




Contagem do Ômer para


(** )dias no Omer

O Omer é contado a cada dia após o anoitecer, da segunda noite de Pêssach até a noite anterior a Shavuot.

Esqueceu de contar o Omer à noite? Conte no dia seguinte, mas sem a bênção. Nas noites seguintes, continue contando com a benção. A bênção é feita apenas se todos os dias foram contados; se você perdeu um dia, faça a contagem sem a bênção.


BA-RUCH A-TÁ ADO-NAI E-LO-HE-NU ME-LECH HA-OLÁM ASHER KID-E-SHÁ-NU BE-MITS-VO-TÁV VETSI-VÁ-NU AL SEFI-RÁT HA-ÔMER.
Bendito és Tu, Ado-nai, nosso D'us, Rei do universo, que nos santificou com os Seus mandamentos e nos ordenou qunto à contagem do Ômer.



Inicie aqui se estiver contando durante o dia, ou se você perdeu um      dos dias da contagem desse ano:

Hoje são (**)dias do ômer.
Que o Misericordioso restaure o Serviço do Bêt Hamicdash ao seu lugar, brevemente em nossos dias; Amên, Sela.
Para o Dirigente do Coro; um cântico com música instrumental; um Salmo. Que D'us tenha graça conosco e nos abençoe, que Ele faça resplandecer Seu semblante sobre nós para sempre; para que Teu caminho seja conhecido na terra, Tua salvação entre todas as nações. As nações Te louvarão, ó D'us, todas as nações Te louvarão. As nações se alegrarão e cantarão jubilosamente, pois Tu julgarás os povos com justiça e guiarás as nações da terra para sempre. Os povos Te louvarão, ó D'us, todos os povos Te louvarão, pois a terra produzirá o seu fruto e D'us, o nosso D'us, nos abençoará. D'us nos abençoará; e todos, dos mais remotos cantos da terra, O temerão.
Te imploramos, com o grande poder de Tua destra, que libertes o cativo. Aceita a prece de Teu povo; fortalece-nos, purifica-nos, ó Reverenciado. Poderoso, Te imploramos, guarda como a menina dos olhos aqueles que procuram Tua Unicidade. Abençoa-os, purifica-o; concede-lhes sempre Tua misericordiosa retidão. Poderoso, Santo, em Tua abundante bondade guia Tua congregação. Único e soberbo, volta-Te ao Teu povo que está consciente de Tua Santidade. Aceita nossa súplica e escuta nosso clamor, Tu que conheces os pensamentos secretos. Bendito seja o nome da glória de Seu reino por toda eternidade.
Mestre do Universo, Tu nos ordenaste por intermédio de Moshé, Teu servo, fazer a contagem do Ômer, de modo a nos purificar de nosso mal e impureza. Conforme escreveste na Tua Torá, "E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia no qual trazeis o Ômer como oferenda, sete semanas completas. Até o dia seguinte à sétima semana contareis cinquenta dias", para que as almas do Teu povo Israel possam se purificar das suas impurezas. Assim, que seja a Tua vontade, Ado-nai, noso D'us e D'us de nossos pais, que pelo mérito da contagem do Ômer que eu contei hoje, seja remediado o defeito que causei na Sefirá Nêtsach shebechêssed e que seja purificado e santificado com elevada santidade e que através disso recaia uma influência abundadante sobre todos os mundos. Que isto retifique nossa Neefesh, Rúach e Neshamá (alma) de toda torpeza e defeito, nos purifique e nos santifique com Tua santidade superior; Amên, Sela.
 
    














 From Siddur Tehillat Hashem. © Copyright Kehot Publication Society, Brooklyn NY
Fonte: http://www.pt.chabad.org/holidays/sefirah/omer-count.htm

Shalom Amigos! Receba Novidades Por email!

DIGITE SEU EMAIL

Após a inscrição confirmar na sua caixa o e-mail recebido !

 
© 2009 BEIT ITABUNA