Congregação Israelita Beit Itabuna - BA: Véspera de Pessach em Jerusalém

Véspera de Pessach em Jerusalém

Imagem do dia: Véspera de Pessach em Jerusalém: Batatas, Batatas, Batatas e Mais Batatas...

  

Imagem do dia: Véspera de Pessach em Jerusalém: Batatas, Batatas, Batatas e Mais Batatas...
Interessantes imagens de Jerusalém às vesperas de Pessach 2011 mostram toneladas e mais toneladas de Batatas, um dos alimentos mais utilizados durante os 8 (ou 7) dias da Festa de Pessach.

Uma vez da limitação de variedade de alimentos Kasher Le'Pessach, principalmente para Ashkenazim e algumas linhagens de Sefaradim que não consomem alimentos do tipo KITNIYOT, um dos melhores e mais comuns substitutos são as Batatas, e por isso, é muito factível que dentre a Comunidade Judaica o consumo de Batatas aumente muito nesta época do ano.

KITNIYOT são leguminosas que nascem na terra e há um pequeno fator de risco (antigamente o risco era muito maior) de que haja entre eles algum farelo de grão de uma ou mais das cinco espécies de grão que fermenta [Grãos que podem chegar a fermentar e virar CHAMETZ: Trigo, Cevada, Centeio, Espelta e Aveia].

Mesmo as linhagens de Sefaradim que sim consomem KITNIYOT como arroz feijão, vagem e outras leguminosas frescas, ainda assim precisam verificar por diversas vezes a existencia de grãos fermentáveis ou CHAMETZ, além de procurar pela existência de vermes, para limpeza.

Um grão de KITNIYOT fresco que até mesmo os Sefaradim não consomem é o Grão de Bico, não pelo motivo de KITNIYOT, mas porque em sua origem o nome é CHUMUS que parece com a fonética da nomenclatura CHAMETZ. E os costumes e Tradições Judaicas de Antigamente devem sempre ser respeitados como sendo uma forte Lei, apesar de muitas gerações de espaço entre o costume original e a atualidade.

Uma curiosidade é que até mesmo para os Sefaradim que lhes é permitido consumir KITNIYOT em Pessach, estas leguminosas deves ser frescas (e não do tipo seco vendido em sacos nos supermercados) e além disso deve-se verificar várias vezes para que não haja vermes ou Chametz em seu meio.

Muitos Sefaradim por vezes esqueceram dos detalhes desta importante tradição, que em determinado momento da História pode ter sido permitido (de forma temporaria) devido a escassez de alimentos em época de Guerra e Fome, porém hoje a proibição, para muitos, continua existindo.

Portanto neste Pessach 2011, não esqueça de garantir sua saca de Batatas....

Claro, Kasher Le'Pessach.

[ Fotos by: Kikar HaShabat ]
 
FONTE:  http://www.koshermap.com.br

Shalom Amigos! Receba Novidades Por email!

DIGITE SEU EMAIL

Após a inscrição confirmar na sua caixa o e-mail recebido !

 
© 2009 BEIT ITABUNA