Congregação Israelita Beit Itabuna - BA: Parasha Matot - Tribos - Números 30:2-32:42

Parasha Matot - Tribos - Números 30:2-32:42

Matot e Mass'ê (Mechubarot)

        
  
Bamidbar 30:2 - 36:13

  
    
    

Matot tem início com uma discussão das leis a respeito de nedarim, promessas, e shevuot, juramentos. A Torá então descreve a batalha e a vitória do povo judeu contra Median, seguido por uma narrativa detalhada da distribuição dos despojos de guerra.

Em antecipação da chegada à Terra de Israel, as tribos de Reuven e Gad adiantam-se para requisitar que sua herança esteja na margem leste do Rio Jordão, ao invés de na Terra Santa propriamente dita, pois a margem leste seria mais apropriada para seu imenso rebanho. Após alguma discussão, Moshê concorda, mas apenas com a condição de que eles ajudem o restante da nação na conquista de toda a Terra de Israel, antes de voltarem a estabelecer sua herança.

A Parashá Mass'ê inicia-se resumindo a rota completa percorrida pelo povo judeu durante os quarenta anos no deserto, começando com o êxodo do Egito e concluindo com sua chegada às margens do Rio Jordão.

Após ordenar ao povo para expulsar todos os habitantes da Terra Santa, a Torá esboça os limites exatos da Terra de Israel. Como os Levitas não receberiam uma porção regular, cidades especiais tiveram de ser designadas para eles, algumas das quais serviriam também de cidades de refúgio para assassinos acidentais. Em determinadas circunstâncias, alguém que por acidente matasse uma pessoa fugiria para uma destas cidades de refúgio para evitar a retribuição de um parente próximo da vítima, e teria de lá permanecer até a morte do Cohen Gadol (Sumo sacerdote) vigente.

Após estabelecer a orientação para os vários tipos de assassinatos, o livro Bamidbar conclui com a informação adicional a respeito das filhas de Tzlofchad e as leis regulamentando a herança.


Fonte:  http://www.chabad.org.br/tora/parasha/par053.html

Shalom Amigos! Receba Novidades Por email!

DIGITE SEU EMAIL

Após a inscrição confirmar na sua caixa o e-mail recebido !

 
© 2009 BEIT ITABUNA