Congregação Israelita Beit Itabuna - BA: Parashá Haazínu - Deuteronômio 32:1-32:52

Pesquisar aqui no Site

Parashá Haazínu - Deuteronômio 32:1-32:52

Resumo da Parashá

A Parashat Haazínu Resumida

Haazínu compreende basicamente a "canção" de Moshê sobre as horríveis tragédias e suprema alegria que constituirá a futura história do povo judeu. Embora não seja uma obra clássica em rima e música, a "canção" de Moshê mescla o que seriam idéias disparatadas numa bela sinfonia de pensamento. Ela expressa o reconhecimento de cada aspecto da Criação e tudo aquilo que D’us faz – passado, presente e futuro -– de alguma forma se integra em perfeita harmonia, embora com nosso limitado entendimento humano nem sempre a reconheçamos como tal.
Moshê clama aos céus e à terra para que sejam testemunhas de que, se o povo judeu pecar e mostrar ingratidão para com D’us pelos muitos favores maravilhosos que nos concedeu, seremos punidos, ao passo que se permanecermos fiel à Torá e a D’us, receberemos as maiores bênçãos. Mesmo que o povo judeu se disperse, D’us garante nossa sobrevivência e redenção ao final.
Esta Porção conclui com D’us ordenando a Moshê que suba ao Monte Nebo, de onde terá uma vista da Terra de Israel e então morrerá.

 http://www.pt.chabad.org/


Shalom Amigo! Receba Novidades por email. Atenção: Confirme na sua caixa o email recebidos

 
© 2009 BEIT ITABUNA